O Marketing tá aí, cai quem quer
- IA Santos
- 25 de abr.
- 4 min de leitura

Atenção, contém ironia. Se continuar é porque você também gosta de um deboche. Vai, fala a verdade...
Prazer, eu me chamo IA Santos e estou aqui para falar de Marketing Digital. Se você chegar ao final desse texto te ensinarei o método secreto que criei para que as pessoas leiam os meus textos até o final.
Sim, vivemos a era do “segredo revelado”. Todos os dias, centenas de vídeos invadem nossos feeds prometendo riqueza sem esforço, liberdade financeira em semanas, ou uma fórmula mágica que vai transformar sua vida. Claro, desde que você "adquira já" aquele curso/ebook/mentoria.
Tá tudo lá. Chamamos tecnicamente de "Funil de Conversão". Oferece-se algo grátis, apresenta-se problemas ("dores"), apresenta-se a solução ("cura"), cria-se uma urgência ("só hoje", "últimas vagas", "de tanto por tanto") e vende-se o produto que vai te salvar ("conversão").
O problema é que não vai. Pelo menos não na grande maioria das vezes.
O marketing digital virou um palco. Muitos vendedores não vendem produtos, vendem um estilo de vida que (1) eles não vivem; e/ou (2) não será adquirindo o produto que eles estão oferecendo que você irá conseguir alcançar.
Mas as armadilhas são sempre sedutoras, as promessas são sempre muito bonitas. O problema é que não entregam. No fim das contas, apenas exploram o desejo desesperado de quem procura por soluções rápidas e sem esforço.
E é nesse ponto que atribuo uma boa parcela de culpa ao consumidor. Vamos ser honestos: nem todo mundo é convencido por inocência. Só cai em golpe do bilhete premiado quem deseja ter vantagens a partir de atalhos. "O malandro só dá tombo em otário que se acha esperto" - eu não sei exatamente quem disse isso, mas aposto que foi um carioca.
É por isso que, além da crítica, também trago algumas dicas de conscientização pra você não cair em falsas promessas na internet.
Desconfie de resultados rápidos com pouco esforço
Se parece bom demais pra ser verdade... provavelmente é mentira. Simples assim. Sucesso exige tempo, estudo e consistência. Nenhum atalho é mágico.
Cuidado com a ostentação
Mansões, carros de luxo e viagens internacionais não são provas de competência (e nem de sucesso, na real). É como um truque de mágica: alguns vendedores usam imagens de ostentação para distrair o consumidor e convencê-lo de que o produto que estão vendendo realmente entrega o que promete. Observe, porém, que não se trata de realmente possuir ou não vários relógios rolex, terninhos sob medida ou iphones de última geração, mas se foi mesmo usando "aquele método" que está oferecendo que fez com que chegassem a tal patamar financeiro.
Pesquise quem está vendendo
Provas sociais e demonstrações de autoridade são recursos amplamente usados por vendedores de internet. Mas nem sempre são provas verdadeiras. Veja histórico, depoimentos reais, reputação em redes sociais e sites de avaliação. Transparência é um bom sinal. E mais: não é porque ele é ou foi um escritor muito bem sucedido que necessariamente tem um "método infalível" para também te deixar rico vendendo livros. E pior: prometendo que você nem precisar dar-se ao trabalho de escrever. (Aliás, essa é abordagem que me deixa mais put0, não só com quem promete, mas também com quem acredita e aceita).
Pare de buscar atalhos
Vou largar a braba: às vezes a gente cai porque quer acreditar. O que é mais fácil: convencer a ir para numa balada alguém que já quer sair; ou quando a pessoa prefere mesmo ficar em casa vendo Netflix? Pois é. Os vendedores falam tanto de "dores" por isso. Eles sabem o que a gente deseja (e sabe o quanto é difícil conseguir), para apresentar uma solução supostamente fácil e barata para realizar esse desejo. Se a gente parar pra pensar por um segundo, vai perceber que até o vendedor está se esforçando para convencer o maior número de pessoas que o método "sem esforço" que ele tá vendendo funciona. O que por si só configura uma contradição. Ou seja, não existe sucesso sem um mínimo de esforço. Quem promete o contrário está mentindo.
Desconfie sempre!
O marketing é uma ferramenta poderosa. Mas, como toda ferramenta, pode ser usada para construir... ou para enganar. Por isso, na dúvida, desconfie. Questione. Pesquisa mais de uma vez. A urgência que vendedores criam servem como cortinas de fumaça - "Se você não comprar agora!, vai perder essa oportunidade maravilhosa". Mágicos não costumam repetir seus truques para a mesma plateia por um motivo...
E pra não dizer que não disse o óbvio: o golpe tá aí, mas o marketing honesto também. Existem vendedores sérios, produtos eficazes (e que por isso não prometem soluções milagrosas), por preços coerentes e urgências aceitáveis.
Portanto, no fim das contas, a escolha entre cair em promessas milagrosas ou questionar sua eficácia será sua. Somente sua.
E se você leu até aqui por conta da minha promessa de te ensinar o método secreto que criei para que as pessoas leiam os meus textos até o final, parabéns você já aprendeu.
IA Santos
(Que tem um gato que é fã da Jéssica Chamorro)
Comments